skip to main content


CAD/CAM: quais as principais indicações e materiais utilizados?

Os sistemas CAD/CAM vieram para revolucionar a Odontologia e tornar o nosso dia a dia muito mais prático, preciso e assertivo, otimizando e melhorando os resultados na prática clínica e reduzindo as horas clínicas de atendimento para paciente e dentista. 

Além do elevado índice de precisão do sistema CAD/CAM, ele permite que o profissional possa confeccionar as restaurações em uma única sessão, agilizando o processo. Ele também possui indicações diversas, devido sua funcionalidade e a estética cada vez mais aperfeiçoadas.

Confira, a seguir, quais as principais indicações do sistema CAD/CAM!​ ​

Mas quais as principais indicações do sistema CAD/CAM na Odontologia?

Nós sabemos que, hoje em dia, as restaurações e reabilitações livres de metal têm ganhado muito espaço e sendo cada vez mais solicitadas por pacientes nos consultórios odontológicos. Nesse sentido, o uso do sistema CAD/CAM tem mais importância e destaque. Veja como funciona:

Para a confecção de próteses fixas, coroas, inlaysonlays e facetas a partir dos blocos de cerâmica odontológica, primeiramente é feita a digitalização e desenho, no software CAD. O software CAD também é responsável pelo planejamento digital de cirurgias, por exemplo. O sistema CAM realiza a fresagem em si, é ele quem produz a peça desejada.

Nos sistemas CAD/CAM podem ser utilizados blocos de cerâmica feldspática, zircônias odontológicas, dissilicato de lítio, titânio, cromo cobalto e algumas resinas. Além disso, o sistema CAD/CAM faz a ligação entre scanner intraoral, software para desenho e planejamento e a fresadora, resultado na peça final.

O sistema CAD/CAM é uma das inovações da Odontologia de maior impacto nos últimos anos, permitindo a confecção de próteses de forma computadorizada, precisa e com excelente qualidade e acabamento.

Aqui, no ArtWork Dental Lab, nós utilizamos os sistemas CAD/CAM Ceramill – AmannGirrbach que reúne em um só sistema todos os benefícios e vantagens dessa tecnologia inovadora. 

Confira alguns dos principais materiais utilizados nos sistemas CAD/CAM!

 Cera: a fresagem desse material é indicada para a confecção de ceroplastia de precisão, suas características fazem com que a peça final atinja seu máximo desempenho.

Acrílico: basicamente, é utilizado para a confecção de provisórios, que são essenciais para os tratamentos odontológicos. Aqui, no ArtWork Dental Lab, confeccionamos provisórios fresados, com excelência estética e funcional, além de preservarem a saúde gengival do paciente devido à excelente precisão e acabamento detalhado.

Zircônias odontológicas: aliam estética a uma excelente resistência, com resultados duradouros a longo prazo, garantindo a satisfação de seus pacientes e resultados superiores.

VITA Enamic: uma cerâmica híbrida que combina cerâmica feldspática e compósito estético, o que faz com que ela seja reforçada e tenha elasticidade e resiliência após a união adesiva. 

Vita Suprinity: um material de alta resistência, excelente integridade marginal e precisão graças ao reforço da vitrocerâmica com dióxido de zircônio. Este material permite personalização e resultados estéticos excelentes.

Aqui, no ArtWork Dental Lab, nossa maior motivação é ser uma empresa parceira na construção de sorrisos e também de carreiras sólidas de cirurgiões-dentistas, marcadas por sucesso e dedicação. Por isso, nossos trabalhos carregam a nossa filosofia: unir dedicação, habilidade técnica e sensibilidade artística. 

Além disso, investimos em tecnologia de ponta e nos atentamos a todas as demandas e novidades do mercado, oferecendo as melhores soluções para nossos clientes.