skip to main content


Odontologia minimamente invasiva no fluxo digital: saiba por que aderir!

A Odontologia minimamente invasiva na era do fluxo digital

 A busca por um sorriso cada vez mais harmonioso e perfeito tem levado muitas pessoas aos consultórios. Influenciados agora não apenas por celebridades e pela televisão, hoje os usuários têm uma infinidade de modelos de sorrisos, na internet, no Facebook e nas mais diversas redes sociais. 

 A demanda por tratamentos estéticos como lentes de contato e facetas odontológicas cresceu infinitamente nos últimos anos, levando também à evolução das técnicas, conceitos e materiais empregados nesse tipo de tratamento.

 Graças ao uso de técnicas adesivas, hoje em dia é possível realizar tratamentos estéticos com o mínimo de desgaste na estrutura sadia dos dentes, como é o caso de procedimentos para pequenas alterações na forma e cor dos dentes anteriores, dentes conoides, diastemas etc.  

 Qual a relação da Odontologia digital com os preparos minimamente invasivos?

 Hoje nós sabemos que quanto mais estrutura dental sadia do dente pudermos preservar, melhor para o paciente e para a longevidade do tratamento. 

 Com o avanço da tecnologia e dos equipamentos hoje empregados no fluxo digital, os tratamentos odontológicos se tornaram imensamente mais seguros e precisos. Através do escaneamento intraoral e do planejamento digital, é possível avaliar com muito mais precisão as alterações necessárias para determinado tratamento, bem como a previsibilidade dos resultados.

 Os modelos hoje são digitais e podem ser impressos por tecnologia 3D, assim, as chances de falhas humanas ou pequenos erros referentes à espessura das peças diminuem, o que resulta em menos ajustes e torna a filosofia dos preparos minimamente invasivos muito mais eficiente e aplicável.

Por que escolher o fluxo digital em Odontologia Estética?

 Mais previsibilidade, precisão e melhor comunicação com seus pacientes: que profissional não quer isso?

Com a Odontologia digital, você pode otimizar todos os processos dentro da sua clínica e reduzir o tempo clínico. Assim, você gasta menos tempo na cadeira do consultório e seu paciente termina o tratamento muito mais rápido. 

 Além disso, a comunicação entre paciente e dentista se torna muito mais eficiente, pois o paciente pode prever os resultados na tela do computador. A comunicação entre dentista e laboratório também fica melhor, como os arquivos são enviados de maneira digital, você não corre o risco de que algum modelo quebre durante o transporte ou mesmo que alguma peça se perca.

 Resultados estéticos superiores

 Com a Odontologia digital, os resultados estéticos não dependem mais única e exclusivamente das habilidades manuais de um TPD. Claro, a habilidade manual e a técnica são imprescindíveis, mas a automação dos processos permite que se obtenha resultados estéticos muito superiores aos do fluxo analógico.

 E não é só isso, se for necessário refazer o trabalho, independente do motivo, é possível refazer nas mesmas condições, afinal, o arquivo digital continuará disponível e não será preciso moldar o paciente novamente.

 São inúmeros benefícios, tanto para o dentista quanto para o paciente. Agilizar os processos e torná-los mais eficientes faz com que caminhemos rumo a uma Odontologia de excelência, cujos resultados são cada vez mais satisfatórios, demonstrando profissionalismo e alcançando a satisfação de nossos pacientes.

 O Artwork Dental Lab possui toda a infraestrutura e tecnologia de ponta para atender a todas as suas demandas no fluxo digital e também na Odontologia

REFERÊNCIAS:
Fernando Igai. Análise comparativa da acurácia de modelos impressos obtidos a partir de escaneamento intraoral. 2018.