skip to main content


Posso ser um dentista digital sem um scanner intraoral?

O fluxo digital é a revolução da Odontologia nos últimos anos. O sistema CAD/CAM, a impressão 3D e o escaneamento digital são os protagonistas dessa revolução. Com a Odontologia digital garantimos mais conforto ao dentista e ao paciente.

Por meio dos sistemas CAD/CAM podemos confeccionar próteses, esculpindo-as. A impressora 3D pode confeccionar placas e modelos por meio de um método de adição. O scanner permite que tenhamos um modelo da boca do paciente, porém, digital, sem ocupar espaço e com maior precisão.
A Odontologia digital garante mais previsibilidade para o tratamento, a partir de um planejamento minucioso e individualizado com as tecnologias disponíveis, garantindo um resultado satisfatório, com conforto e segurança para o paciente. Sabemos que um resultado satisfatório pode mudar a vida do indivíduo por completo, gerando satisfação, aumentando a autoestima e, por consequência, a qualidade de vida. Ter um sorriso perfeito pode mudar a vida de alguém.

O que muitos profissionais não sabem é que não precisam gastar tanto dinheiro investindo em um scanner intraoral para ser dentistas digitais. Pelo fluxo digital e com um laboratório parceiro, como o ArtWork Dental Lab você pode ser digital também. Então por que deve escolher um laboratório com fluxo digital?

Scanner de bancada ou scanner intraoral?
 
O uso da tecnologia CAD/CAM para confecção de próteses fixas tem se mostrado vantajoso financeiramente e, também, devido à praticidade e agilidade de tratamento. Isso permite que os profissionais realizem tratamentos mais eficazes, com maior precisão e se utilizando de menor tempo para tal objetivo.

Cabe a cada profissional definir quão relevante é a sua inserção nesse panorama digital, investigando e explorando o mercado. Assim sendo, independente da escolha do fluxo de trabalho, estará consciente da procura pelo melhor atendimento.
Porém, há estudos que indicam vantagens de uma técnica em relação à outra. Um trabalho realizado por Shimizu et al. (2017) analisou a precisão dos scanners intraorais e do scanner de bancada, concluindo que a adaptação de coroas confeccionadas em scanners de bancada é superior quando comparada àquela utilizando um scanner intraoral.

Wesemann et al. (2017) concluíram em seu estudo que o método tradicional, feito por meio de moldagem convencional, obtenção do modelo de gesso e escaneamento com scanner de bancada, permanece como processo recomendado se comparado, também, ao uso de scanner intraoral.

Em razão disso, ao recorrer à parceria de um laboratório que faz esse tipo de impressão, além da redução no tempo de confecção dos trabalhos se garante um trabalho com qualidade nitidamente superior, o que se reverte em prestígio para o seu consultório. Além, claro, de ser uma alternativa mais viável financeiramente.

Com um laboratório parceiro você precisará moldar o seu paciente, mas quando a moldagem chegar ao laboratório ela será escaneada. Uma moldagem realizada adequadamente, somada ao escaneamento, garante muito mais precisão e fidelidade ao modelo e, por fim, à peça final, seja ela uma coroa unitária, faceta, etc.

Nós podemos ajudar você nessa caminhada, temos um laboratório completamente equipado para atender às suas demandas, possuímos tecnologia de ponta. Buscamos unir profissionais altamente qualificados com o melhor da tecnologia para sempre oferecer as melhores soluções em próteses, tanto convencionais como sobre implantes. Estamos constantemente atualizados, por meio de cursos e eventos. Nosso atendimento é personalizado, possuímos técnicos capacitados para esclarecer dúvidas sobre equipamentos e técnicas, além de equipamentos modernos que garantem mais qualidade e longevidade para seus trabalhos.

REFERÊNCIAS:
Fernando Igai. Análise comparativa da acurácia de modelos impressos obtidos a partir de escaneamento intraoral. 2018.