skip to main content


Fluxo digital e confecção de provisórios, qual a relação?

A confecção de provisórios, uma etapa imprescindível para os tratamentos odontológicos realizados, é geralmente realizada manualmente, em consultório, pelo próprio dentista. Além das dificuldades impostas sobre a técnica de confecção manual, que exige habilidade por parte do cirurgião-dentista, o provisório pode, por exemplo, não ter uma adaptação marginal adequada, não exercendo assim a sua função.

O provisório impresso pode sanar esse problema. Confeccionado por meio da impressão 3D, pela técnica de prototipagem rápida, que ocorre por adição de camadas durante a impressão, essa tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço na Odontologia moderna e no fluxo digital.
A impressão 3D difere das técnicas de fresagem, como é o caso do CAD/CAM, exatamente pela sua natureza de fabricação precisa e única de estruturas complexas, adicionadas por camadas e não por subtração e escultura, como nos casos da fresagem.

Posso utilizar peças impressas em 3D diretamente na boca do paciente?

Sim, você pode. Assim como com a confecção de guias cirúrgicos, é permitido fabricar próteses e provisórios por meio da impressão 3D e utilizá-los de forma segura no paciente, sem receios quanto a sua origem. As resinas utilizadas são biocompatíveis e específicas para uso direto em pacientes.

De que maneira posso fazer uso dessa tecnologia?

O profissional pode escanear a forma e o tamanho dos dentes e imprimir uma cópia para coroas provisórias de maneira rápida e personalizada. O escaneamento pode ser realizado intraoral ou, até mesmo, por meio do modelo de gesso (por meio do pré-molde do paciente, por exemplo). O arquivo obtido por escaneamento dará origem ao provisório.

O provisório será fiel às características estéticas?

A preocupação estética é fundamental nos dias de hoje, principalmente em se tratando de dentes anteriores. O ideal é que o provisório atenda às necessidades funcionais, mas que também possua uma tonalidade natural e formato idêntico aos demais dentes na boca. Para que o resultado obtido satisfaça a todos esses critérios, é importante que o dentista considere as características individuais do dente a ser restaurado, assim como a análise do formato, tamanho e tonalidade dos dentes naturais de cada paciente, individualmente. O planejamento é uma etapa essencial a qualquer tratamento odontológico, pois pode garantir previsibilidade, característica fundamental do fluxo digital.

Posso reimprimir o provisório?

Esta é uma das principais vantagens da confecção de provisórios pela técnica da impressão 3D, é possível reimprimir o mesmo trabalho em caso de necessidade de substituição do provisório, sendo mantidas as características, o que torna o trabalho mais ágil e eficiente.

É possível alcançar adaptação marginal e interna?

Sabemos que a adaptação da peça é obrigatória para que o tratamento seja bem-sucedido, não gerando danos ou complicações ao paciente. Com a impressão 3D de provisórios, é possível alcançar adaptação marginal e interna amplamente satisfatórias.

Obviamente, tudo depende de um planejamento adequado e de correto escaneamento. Em casos de escaneamento intraoral realizado no próprio consultório, por exemplo, o dentista deve avaliar criteriosamente se o registro foi adequado ou se é necessário repetir o escaneamento, pois se o escaneamento for falho, não é possível obter uma restauração adequada e bem adaptada no fim do processo. Se o escaneamento do preparo for realizado a partir de um modelo de gesso e enviado ao laboratório, cabe ao técnico responsável garantir o escaneamento adequado.

Além disso, um estudo recente concluiu que a adaptação marginal e interna de restaurações provisórias fabricadas por impressão 3D influencia diretamente o ajuste das restaurações, pois as restaurações impressas em 3D exibem menor diferença marginal e interna do que restaurações usinadas. Sendo assim, a impressão em 3D de provisórios é um método de fabricação alternativo, comparável ao das restaurações usinadas e, em algumas características, mais recomendado do que a técnica convencional.

O ArtWork Dental Lab possui toda a infraestrutura para que você seja um dentista digital, confeccionamos diversos artigos por meio da impressão 3D e garantimos um excelente resultado.